VENHA CONHECER !!!

terça-feira, 27 de abril de 2010

Sarna em Gatos


Quando comecei a abrigar gatos eu tinha poucos conhecimentos sobre doenças comuns. 
A sarna nos pegou de surpresa. Nem o veterinário que consultei soube o que fazer. Receitou umas pomadas, mas a sarna aumentava. Então receitou antiinflamatórios. Nada adiantou.
Perdi uns 3 gatos com a sarna, sem saber o que fazer.

Nessa época não havia internet nem formas de trocar idéias com outras pessoas com o mesmo problema. Foi muito triste...

Passados alguns meses a sarna reapareceu em um dos gatos. Comecei a procurar soluções, consultei mais veterinários... Até que um veterinário me disse que havia um medicamento, na forma injetável. Mas... mas... alguns gatos poderiam ser alérgicos, e seria morte certa, sem antídoto. 
Alguns que agora estão lendo esta minha postagem devem saber de que medicamento estou falando: Ivomec (ou ivomectina).

É a vida ou a morte...
Conheci muitas pessoas que perderam gatos aplicando Ivomec. Na verdade é um medicamento para o gado. Agora imagine o efeito em um gato, na proporção de tamanho e peso. 
Os veterinários não aplicam, é muita responsabilidade. Mesmo que não mate, pode ter efeitos colaterais.
Eu tinha um gato coberto de sarna, ele ía morrer. Então optei por tentar salvá-lo. Se não desse certo, pelo menos eu havia tentado uma solução, pois ía morrer com a sarna de qualquer jeito. Ela forma um cascão em toda a cabeça, orelhas, a pele não respira, o gato vai emagrecendo, ficando estressado, vai assim até morrer.
Na época o veterinário me disse que a dose para um cão seria reduzida à metade, para um gato. Mas eu fui previdente. Peguei a injeção com 1ml e dividi por 5. É preciso ter mão firme e boa visão, para não deixar passar nem uma gota a mais, senão...
E assim continuei aplicando a Ivomec nos gatos que contraiam a sarna. Sempre em dose menor do que o indicado. Se tinha 3 gatos com sarna, dividia 1ml por 5, aplicava uma dessas partes em cada 1 e jogava o restante fora.

Só perdi um gato com a aplicação, e assim mesmo acredito não ter sido por causa do medicamento, e sim porque ele já estava com muitas complicações criadas pela sarna.
No bairro em que eu morava, os vizinhos pediam para que eu fosse aplicar o medicamento nos gatos, devido a já ter a prática em dividir mentalmente a dose e aplicar somente 1/5 dela. Melhor uma dose fraca do que o risco da rejeição e morte.

Uso Ivomec há cerca de 8 anos. Sempre que muda a estação, alguns pegam sarna, começando os sintomas de coceira intensa, cascas nas orelhas e cabeça, perda de pelo.
É claro que nem sempre esses sintomas se devem a sarna. Podem ser causados por alguma alergia. Mas quem já teve gatos com sarna sabe reconhecer.

No dia seguinte à aplicação parece que nada mudou, nada melhorou...
Mas ... 2 dias depois as cascas começam a se soltar e cair, e o gato já não tem coceira. A pele fica lisa, onde haviam cascas. E daí em diante, é recuperação dos pelos e vida normal.

Vale informar que no dia seguinte à aplicação, o gato pode amanhecer o dia lerdo, até cambaleante, com perda de reflexos. É normal. Até que o medicamento comece a ser eliminado, é assim mesmo. Se a dose foi pequena, não há riscos de piorar.


Há 2 anos atrás eu tive uma gata que teve 3 filhotes: Shanty, Tininha e Fiotão, as fotos deles estão na postagem "Os Gatosinhos". Eram novos ainda, mal tinham começado a desmamar, e a sarna apareceu, passada pela mãe.
Eu sabia que ía progredir e os filhotes íam morrer. Apliquei dose menor ainda.
Shanty e Fiotão, no dia seguinte acordaram sem nenhum sintoma diferente. Acordaram normais.
Já a Tininha não! Ela amanheceu caída da caminha, batia a cabeça no chão, completamente grogue. Não morreu, mas ficou em estado de coma. Fiquei muito preocupada. Consultei outras pessoas que tiveram problemas com a injeção e todas me disseram que não havia nada a fazer, só esperar. Talvez o medicamento começasse a ser eliminado. Talvez ela nunca mais voltasse do coma.
Ela ficou assim por 3 dias. Não se mexia. Eu comecei a perder as esperanças e achei que ela ía morrer.
Mas, no quarto dia ela acordou. Também tonta, batendo a cabeça para todo lado, roncando, miando de forma estranha, e parecia não enxergar nada.
Mas estava viva!
O efeito foi passando, passando, e no outro dia já estava quase normal.
Acabou passando tudo e ela é normal hoje, muito esperta e sem nenhuma sequela.


Algumas pessoas me disseram que não havia mesmo nenhum remédio ou procedimento para "cortar" o efeito. Se não morresse no coma, ía sobreviver.
Foi o único caso que tive de reação alérgica. 
Continuei usando. Embora sempre que tenha que aplicar, ainda sinta aquele frio na espinha, pois é uma roleta russa. Mas faço minha oração com muita fé, e aplico, pois quando a sarna aparece, se não aplicar, o gato caminha para o fim. Não há outro remédio que faça o mesmo efeito.
Em comprimidos nunca usei, talvez seja mais difícil de dosar.
Continuo aplicando 1/5 de 1ml, sei que é muito pouco, uma dose muito pequena, que leva mais tempo a fazer o efeito esperado. Mas tem menos riscos também.
Então... se você tem um gato com sarna, saiba que pouco vai adiantar separar tudo, não deixar que tenha contato com outros gatos saudáveis. A sarna acaba pegando mesmo. 
E se precisar aplicar Ivomec, não tenha medo, faça como eu, aplique a dose abaixo do indicado.
Tenho medo de levar para aplicar, mesmo em veterinários. Eles nunca vão aplicar uma dose assim pequena, não é o correto, tecnicamente falando. Então aplico eu mesma, do meu jeito, e fico mais confiante em relação a efeitos colaterais.


O que eu sempre fiz, em relação aos outros gatos, foi não comerem no mesmo prato com o doente, nem dormirem na mesma cama. Como aqui uso cobertorzinhos de flanela nas caminhas (eu mesma faço), troco todos os dias a caminha do doentinho, retiro de manhã para que outros não durmam ali durante o dia. Lavo com sabão e deixo de molho na água quente antes de lavar.

Existem muitas hipóteses para o aparecimento da sarna nos gatos. Os veterinários apresentam muitas possíveis causas. Aqui, as causas são 2 apenas: estresse ou contato com mãe infectada. 
Estresse e predisposição é o mais comum. Tenho gatos "nervosinhos" que sempre tiveram sarna. E na ocasião da mudança de cidade e casa, todos estranharam a nova casa, e ficaram estressados com a mudança. A sarna apareceu em quase todos.
E quem tem, sempre tem. Passam-se alguns meses e ela reaparece, fraca, mas aparece.

Não tenho medo da Ivomec, tenho cuidados...
E relato essa minha experiência para que outros protetores que estejam passando pela mesma situação tomem cuidado ao levar o gato ao veterinário. Os vets sempre optam pela injeção dose inteira. No meu caso, prefiro não arriscar...
E quem precisou aplicar e o gato ficou com sintomas no dia seguinte, ficou lerdo, tonto... Não precisa ficar preocupado. O efeito vai passando no decorrer do segundo e terceiro dias. No segundo dia, se ficar com esses sintomas, separe dos outros, coloque em uma caminha, caixa, algo assim, e separe, para que não se machuque. Mas o efeito passa. Não precisa se desesperar. Se precisar usar, use. Mas em dose mínima. Não corra o risco...

Bjss

155 comentários:

  1. Oiii

    Mto legal a sua explicação sobre o uso do ivomec no combate à sarna.
    Hoje a veterinaria dos meus gatos também receitou ivomec para eles para combater o ácaro branco e negro. A dose q darei para um gatinho de 4 a 6 kg será de 0,2ml também. Espero q de tudo certo =)

    ResponderExcluir
  2. Cristiane Rodrigues

    Olá,

    Minha gatinha tomou ontem uma dose do ivomec, não sei direito qual foi a dosagem. Hoje ela amanheceu bambiando as pernas, com poucos reflexos e cai sempre, não tem firmeza para ficar em pé. Até achei que fosse envenenamento e dei 30 gotas de merceptol. Daí resolvi vir pesquisar na intenet e li seu texto e fiquei mais tranquila. Não darei mais o merceptol, esperarei até o segundo e terceiro dia. Não quero que ela morra. Ela está comendo e fazendo muito xixi, mas está muito lerda e bambeando as peninhas.

    ResponderExcluir
  3. Oi, a orelha do meu gato tá com umas coisas brancas dentro e saindo um liquido escuro, parece sangue, sei lá eu já apliquei um antibiotico dado pelo veterinário, mas ontem ousei aplicar ivomec, eu ia aplicar um ml, mas a seringa deu problema, acho que foi providenciado por deus, pois se eu tivesse dado um ml talves ele tivesse morrido, o pior é que eu não sei o quando apliquei.mas vou esperar.

    ResponderExcluir
  4. Só uma dúvida, se o gato não ter reações alergicas, mas tb nãoo melhorar da sarna, que foi o caso do meu gatinho. inclusive piorou da sarna, qnt tempo depois pode ser reaplicada a dose?

    P.s. muito bom seu relato, adorei!

    ResponderExcluir
  5. Com quanto tempo que começa a cair os pelos? Por que acho que meu gatos estão com sarna, não é certeza mas na região das orelhas os pelos estão mais ralos; eles estão se cosando muito!

    ResponderExcluir
  6. ja nâo sei mas o que que fazer pois a sarna esta passando para o outro gato, o veterinario nao me receitou nada disse para passar sprey mas ele esconde vem come e desaparece nâo consigo pegar ele .

    ResponderExcluir
  7. um gato de rua mordeu a minha gatinha e começou a ficar uma ferida na parte depois da cabeça so q foi aumentando aumentando ate que levei na veterinaria e ela disse que era sarna aplicou a injeçao, passou saboneite, spray, vitamina para a queda de pelo

    ResponderExcluir
  8. Oii Bom dia!meu nome é Diana e estou postando para tirar uma duvida...tenho um gato (Shakespeare) e acho que ele esta com sarna,os pelos da cabeça dele cairam e esta com aspecto enrrugado,ta muito feio,levei ao veterinario e ele passou enxofre em pó,disse que eu deveria fazer tipo uma pasta com Oléo para fixar na pele do animal,a primeira vez q apliquei observei que 2 dias depois surgiram umas cascas,e os pêlos nasceram novamente,porém essa semana o gato esta da mesma forma que antes,ele se coça e sangra...não sei se devo fazer a "pasta" de enxofre novamente,e quanto a esse medicamento que voce citou eu não conheço,o que faço?!.to muito preocupada !o gatinho já tem 3 anos e é muito importante p mim!gostaria q alguem me ajudasse!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem tem dono é cachorro. Gato tem escravo. MAS é sempre bom ser escravo de gatinhos.

      Excluir
    2. Uma ótima Veterinária receitou aplicar injeção de 0,2ml de Cydectin feito para combater a sarna e vermes em ovelhas; existem fórmulas para gado e ovelha; usei o indicado para ovelha que é um animal mais pequeno que gado; fiz somente uma aplicação, as crostas foram caindo, a pele renovou, cresceu nova pelagem e o gato ficou novinho em folha. Mas muito cuidado com a dose, tem que ser mesmo muito pouco como disse no início. Se não conseguir puxar do frasco essa dose, peça para um farmacêutico ou veterinário fazer pra vc. Já utilizei Ivomec, mas não apresentou bom resultado, apesar de ter lido diversas postagens de pessoas que disseram ter tido bons resultados com esse medicamento; a sua dose também é muito pequena, tal qual o Cydectin. Boa sorte.

      Excluir
  9. ola obrigada pela sua explicaçao
    eu th 2 gatinhos ainda com 2 meses de vida que me deram,e pelos sintomas teem sarna,quero experimentar a tal vacina mas onde a administro? é onde eles geralmente levam? na parte inferior ao pescoço,ou nas perninhas? obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seus dois gatinhos são ainda muito jovens para receber Ivomec no organismo; entretanto, seria de muito boa cautela consultar um veterinário experiente e que tenha interesse em curá-los (não aqueles iniciantes que curtem empurrar medicamentos aos montes para fazer dinheiro rápido e comprar apartamento e camionete). Tenho muita prática com gatos, mas quando li a idade de seus gatinhos, arrepiei e o bom senso falou mais alto, por isso que no seu lugar eu consultaria o veterinário antes de aplicar esse medicamento que é muito forte; ele saberá orientar e tranquilizar vc a respeito da idade dos seus gatinhos, se eles já podem receber a dose do Ivomec. Abraço e boa sorte.

      Excluir
    2. Ola me ajude! Meu gato esta com sarna na regiao das orelhas e boca entrei hj com a medicacao sarnavet pomada. Sera q devo dar a injecao de ivomec?

      Excluir
  10. boa tarde minha gatinha ta com umas falhas no pelo, na região do olho, no pescoço e na pata traseira (coxa), gostaria de saber se é sarna, pois ela não coça muito e não tem sangue e nem aguinha, mais esta avermelhado e circular, o que faço vc tem uma idéia do que possa ser? desde já agradeço e ela emagreceu muito em 1 mês e agora apreceu esta peladas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ser ESPOROTRICOSE é uma Zoonose Causada pelo fungo Sporothrix schenckii, a esporotricose é uma micose que pode afetar animais e humanos. Desde o final da década de 1990, no Estado do Rio de Janeiro, tem sido grande a ocorrência da doença em animais, especialmente em gatos. Humanos também podem ser contaminados. Há tratamento para a micose, e o diagnóstico dos animais já pode ser feito na maioria das clínicas veterinárias. Por isso, não abandone, maltrate ou sacrifique o animal com suspeita da doença. Procure o tratamento adequado e se informe sobre os cuidados que deve ter para cuidar de seu animal sem colocar em risco a própria saúde. Está tendo uma epidemia principalmente em gatos de rua, que numa briga através da Saliva ou arronhões através da unha contamina outros gatos,porém tem cura. Ela aparece como uma ferida arredondada Os sinais mais observados são as lesões ulceradas na pele, ou seja, feridas profundas, geralmente com pus, que não cicatrizam e costumam evoluir rapidamente.sangram muito. A esporotricose não coça e está incluída no grupo das micoses subcutâneas.pode dar nas patas, nas unhas, nas orelhas e nariz e no corpo todo do animal em forma arredondada. Observe se gatinho, o único remédio para tratar é o ITRACONAZOL 100 ML PODE SER FEITO EM FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO QUE SAI MAIS BARATO. 30 CÁPSULAS PARA 30 DIAS. EU PAGUEI R$ 70,00 REAIS, pois tem farmácia mais baratas.Portando não de medicamento nenhum ao seu gato se não souber o diagnóstico.Eu cuido muito de gato eu pego gatos de rua.

      Excluir
  11. Lu, os meus gatos também começaram assim, principalmente o emagrecimento, a sarna fecha os poros, afeta todo o organismo. Se puder me mande uma foto no email: gatosinhos@ig.com.br e te explico melhor. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Qual o melhor remedio pra sarnas de gato? estou dando um em comprimido, mas nao sei se e bom? desde ja obrigado pela atencao de voces.

    ResponderExcluir
  13. Eu jamais teria coragem de colocar em risco a vida dos meus gatos aplicando IVOMEC. Como vc mesma disse é uma roleta russa. Tenho 2 gatos q tiveram sarna e os tratei com remédios específicos. Usei a pomada Sarnavet, passando 3 x ao dia nos locais acometidos e imediações, até q a sarna sumisse. O tratamento é demorado, mas funciona sem q o animal piore de saúde. Ao passar a pomada as crostas vão saindo. A sarna ainda parece progredir um pouco no começo, mas para ao longo do tratamento. Além disso, usei Advocate gatos, da Bayer. Dependendo do tipo de sarna, ele é utilizado 1 ou 2 vezes, com intervalo de 4 semanas. Eu passei durante 3 meses para garantir q eles estariam curados. Se o produto não fosse mt caro, o correto seria utilizar todo mês. Não sei dizer se foi a pomada Sarnavet ou o Advocate ou os 2 juntos q os curou. A pomada funcionou, o Advocate usei como prevenção, caso ainda resistisse um pouco de sarna q não fosse visível. Como complemento utilizei um antiinflamatório para otite e dermatites. Valeu!

    ResponderExcluir
  14. Carla - Zootecnista18 de novembro de 2010 07:03

    Complementanto: NÃO RECOMENDOO O USO DE IVOMEC EM GATOS. Gatos são sensíveis a mts medicamentos e a Ivermectina pode ser fatal. Pode ser q cure a sarna, mas é uma questão de sorte ele sobreviver. Há outras alternativas!

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    o gatinho da minha mãe está com sarna. já fizemos de tudo, mas a sarda já está em um estágio bem avançado. Ela já perdeu dois gatinhos com o mesmo problema. Vou arriscar e tentar salvá-lo com Ivomec em doses bem pequenas. Qual o intervalo entre as aplicações?

    Meu e-mail é: adrianareboucas81@oi.com.br

    22 de novembro de 2010 12:45

    ResponderExcluir
  16. adorei ler sua postagens pois tenho o precioso o veterinario disse que e sarna so que os rememdios que ele passou nao curou ele continua com a doença nao sei o que fazer tenho outro gato que e saudavel e eles estao juntos bjo almira

    ResponderExcluir
  17. Peço que não façam postagens anônimas, não há como responder.
    Carla, eu recomendo também a Advocate, é excelente! Mas quando eu comecei a abrigar gatos, e tive o surto de sarna entre eles, ainda não existia esse medicamento em petshops, não restava mais nada a não ser arriscar a ivomectina. Não "receito" porque não sou veterinária, apenas conto a minha experiência, aplicando a dose recomendada pelos veterinários dividida por 4. Por exemplo, se a dose for 0,5mg eu uso essa dosagem dividindo visualmente para 4 gatos, e nessa dosagem baixa nunca perdi nenhum.

    ResponderExcluir
  18. Olá pessoal....
    Já tive vários gatos eu e minha mãe e uma vez apareceu no quintal de minha casa um gatinho bem doente aparentemente sarna, e pior já estava em todo o seu corpo. Ele miava muito e um mal cheiro, um corpo dele parecia todo enrugado com uns cascões. Minha mãe me aconselhou a colocar oleo comestivel (Oleo de soja) comecei a passar nele todos os dias o oleo de comida e depois dava banho com sabão de coco, isso por várias vezes e aqueles cascões foram saindo e o pelo limpando. Foi melhorando dia após dias e o resultado deste gatinho foi que ficou totalmente limpo. Tenho certeza que era sarna, pq eu o tratava sem nenhuma proteção e acabei com os pés e mãos coçando, mas qe durou poucos dias.Oleo, sabão de coco e sabão amarelo é bom para pelo dos gatos. Sempre cuido deles assim qdo apresenta algum doença no pelo.

    ResponderExcluir
  19. Meus gatos ja tiveram e quando levei ao veterinario ele receitou uma pomada que continha dexametasona, o tratamento foi demorado, mais obtive o resultado desejado, no inicio os pelos cairam todos, mas em seguida nasceram novos pelos.Mas como nem tudo sao flores, ja perdi alguns gatos por causa da sarna, foi terrível, os gatinhos sofriam demais com coceira, e formavam placas sobre o corpinho deles com uma secrecao mal cheirosa, eles tiveram sarna em todo o corpo e com o tempo, o estado deles foi piorando, até que eles vieram a morrer.
    Nunca apliquei ivomec, mas hoje ja penso nessa possibilidade, porém nao tenho seguranca nesse medicamento, pois o uso incorreto e continuo pode causar serios problemas ao animal, desde uma simples intoxicacao, morte, ou até mesmo uma cancer. O melhor a fazer é consultar um Médico Veterinário, pois ele nao fez 5 anos de faculdade á toa, e sem dúvidas é a melhor pessoa para orientar sobre a saude e bem estar animal.

    Luci Ventura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muitas vezes há a necessidade de aplicação de Ivermectina eu apliquei em gatos de rua e deu muito resultado, porém a aplicação tem que ser com cuidado e dose certa para não intoxicar o animal. Tem muitos veterinários que não sabem realmente nada sobre animais principalmente em Gatos. Parecem que eles param de estudar, precisam se reciclar. Já fui em alguns que me decepcionei.

      Excluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. IVERMECTINA NAO É UM MEDICAMENTO RECOMENDADO PARA GATOS, NAO VALE A PENA POR A VIDA DE SEU ANIMAL EM RISCO LEVANDO EM CONSIDERACAO O VALOR DO MEDICAMENTO, POIS O BARATO POR LHE SAIR CARO.
    O USO DE MEDICAMENTOS ANPARASITARIOS REALIZADOS DE MANEIRA INCORRETA É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE CANCER EM ANIMAIS.

    SEI DE UM CASO EM QUE A PROPRIETARIA APLICOU EM UM PET SHOP ESSE MEDICAMENTO EM SEU CAO DA RACA PINCHER, E NAO DEMOROU MUITO O ORGANISMO DO ANIMAL REAGIU A DROGA E MORREU EM UMA CLINICA VETERINARIA. AGORA EU LHE PERGUNTO: VALEU A PENA?
    POR FAVOR, LEVEM A SERIO A VIDA DE SEUS ANIMAIS.



    LETÍCIA PEREZ

    ResponderExcluir
  22. Amiga, eu não estou receitando nada, apenas compartilhando minha experiência. Cães de raças pequenas não podem usar, a minha paulistinha nunca usou. Eu falei de gatos, e falei que há riscos. Eu corri os riscos e não me arrependi, mas a decisão é pessoal. Só que no meu caso eu não dei a dose recomendada por peso pelo veterinário. Eu dei essa dose DIVIDIDA POR 5!!! Isto é, eu diminuí em 5 x o risco. Nunca dei a dose recomendada, sempre 1/5 dela. Talvez por isso não tenha perdido nenhum. Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oii.

    Meu gatinho tem 3 meses e está com sarna também. A veterinária mandou dar 1/4 do comprimido do Mactimax (ivermectina) por semana durante 1 mês. Ele sentiu muito sono e dormiu. Qdo acordou reparei que ele estava com os reflexos lentos, mas queria brincar. Tadinho... fiquei com muita dó. Agora vamos esperar para ver se sara mesmo.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  24. Olá...adorei sua explicação...só fiquei com dúvidas quanto aos intervalos entre uma aplicação e outra...poderia me ajudar?!! bjs e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  25. Oii.

    Só queria dizer que meu gatinho voltou ao normal depois de tomar o Mactimax(ivermectina). A sarna está descascando e ele tá bem feiosinho mesmo...rssss Mas está brincando e comendo normalmente. :D

    ResponderExcluir
  26. Bom dia! Eu tenho uma gatinha, que peguei na rua com menos de 1 mês de vida. Foi abandonada bebê ainda. O intuito é cuidar e arrumar alguém que AME VERDADEIRAMENTE gatinhos. Ainda não consegui alguém assim. Gostei muita da sua vivência com essa doença horrível; pois a minha Vitória (é esse o nome que dei a ela - apelido: Vivi), está em tratamento com o Ivermec. Tem um anjo cuidando dela (veterinária Dra. Lidiane). Ela está bem melhor. São 4 aplicações do invermec. A dosagem é do jeito que vc falou, bem diluida. A Vivi, toma banhos também com Deltacid (dias alternados). Graças à Deus, está no fim do tratamento. O resultado é muito bom mesmo. Ela é muito levada. E está sendo muito amada nessa temporada em minha casa. Todo denguinho é dela. Estamos procurando alguém que possa amá-la tanto quanto nós a amamos. Agradeço sempre à Deus, por existir pessoas como vc, que amam esses seres peludinhos. E que só querem o nosso amor. Vitória fará agora 2 meses. Que Deus Te abençoe! Felicidades!

    ResponderExcluir
  27. Olá!!
    Bom estava pesquisando sobre sarna e achei seu blog, preciso de ajuda. Estou com um gatinho o Chico que esta com 5 meses, percebi ha alguns dias que o focinho dele parece estar com sarna, não sei o que fazer, esta em uma area pequena, será que posso aplicar o Ivomec?? Ja ultilizei esse medicamento antes em um gato bem mais velho, será que ultilizo algum medicamento ou ja aplico o Ivomec??
    Bjoo

    ResponderExcluir
  28. Ola,
    li a sua matéria interessante sobre sarna.
    Tres meses atraz peguei um gatinho de quatro semanas na rua com sarna. O corpo dele estava inteiramente coberto de sarna e ele estava quase morrendo de fome, cheio de pulgas e vermes. Dei um banho, tratei as pulgas e os vermes e na loja de ração onde moro, o veterinário me deu um antibiótico que se chama Lexin (Cefalexina). Conforme o peso do gatinho, dei um quarto de uma pílula em 12/12 horas, dentro da comida (paté Whiscas) - que ele comeu sem problemas - por tres semanas.
    Agora ele está totalmente curado! (um Siames lindo!), pulando, brincando, curtindo a vida e ronronando!
    Como a sarna tem muito a ver com o sistema imunológico fraco, e ele estava muito fraco mesmo, dei uma pasta de vitaminas (Supregatos) uma vez por dia, que é aplicada nos pézinhos e assim os gatos lambem a pasta. O gatinho não mostrou nenhum efeito colateral dos remédios. Uma cartilha de Lexin tem 6 pílulas e não é caro. Não me lembro do preço certo, mas é menos de 15 reais.
    Tenho mais 6 gatos e para não infectá-los, separei o gatinho num banheiro fora da casa, que limpei todos os dias. Tem que tomar cuidado para não passar a doença para a gente. Tem que trocar a roupa depois de ter contato com o animal infectado e lavar bem os pratos (não trocar com os pratos dos outros gatos) para evitar uma nova infecção.
    Espero que posso ajudar com estas informações.
    Abraços
    Susanne
    www.barradesaojoao-rj.org

    ResponderExcluir
  29. Tenho um gato que está a ficar sem pelo atras das orelhas e tem ums crostas. Ele coça-se muito. Estou a dar-lhe umas vitaminas no dia a dia. Será sarna?

    ResponderExcluir
  30. Olá,meu gato está com uma sarna que começou na orelha e está aumentando,eu estou passando um remédio líquido,pra sarna,mas eu acho que não está adiantando,eu to desesperada,minha mãe disse q que se ele n melhorasse ela ia levar ao zoonozes,e eles sacrificam lá,eu não quero isso,por favor poderia me dizer algum remédio? que não fosse a injeção,pois eu não sei aplicar..

    ResponderExcluir
  31. Clara, só vendo uma foto eu poderia dizer se é sarna, tem como me enviar? gatosinhos@ig.com.br

    ResponderExcluir
  32. Ola, Sol, encontrei s/ post numa pesquisa!
    Como também me dedico a protecção e resgate de gatos de rua, por vezes tenho casos de sarna para tratar. Costumo resolver bem com aplicação tópica na pele de miconazol ou econazol (que interrompem o ciclo de reprodução do ácaro e destroem o corpo dos parasitas adultos) Voce já tentou essa opçao?
    Tenho tido excelentes resultados. Os nomes que dei referem-se ao principio activo do medicamento, dependendo dos laboratórios (e países) os cremes ou loções são comercializados com diferentes nomes.

    ResponderExcluir
  33. OLA BOA NOITE. PEGUEI UMA GATA NA RUA APARENTANDO UNS 2 OU 3 ANOS QUE APARENTAVA NAO TER NADA, MAS TINHA UMAS CROSTAS NAS COSTA E PESCOÇO QUE CAÍRAM E FICOU MEIO PELADO E ELA COÇAVA MUITO MAS NAO TEM FERIDA APARENTE. ESTOU TRATANTO COM TIURAN LOÇÃO SERÁ QUE É SARNA? TOMEI REMEDIO PARA SARNA E USO SABONETE E LOÇÃO, POIS ESTOU ME COÇANDO, MAS NAO TENHO NADA NADA NA PELE. TOMO BANHO DEPOIS DO CONTATO COM ELA COM UM SABONETE BACTERICIDA E LAVO AS ROUPAS COM HERBALVET E AS MAOS COM BASTANTE SABÃO PARA NAO CONTAMINAR MEUS OUTROS GATOS E ELA ESTA SEPARADA EM UM QUARTO NO QUINTAL. ESTOU TROCANDO O PANINHO DELA TODOS OS DIAS E TAMBÉM LAVO COM DESINFETANTE DE ANIMAIS. TEM UMA AREA PELADA NA CABEÇA (PEQUENA) E UMAS CINCO NAS COSTAS. ESTÃO LISAS E SEM FERIDAS E ELA APENAS COÇA ESSA REGIÃO. oLHA JA GASTEI TANTO COM ESSA GATA QUE CONFESSO QUE NAO TENJO MAIS DINHEIRO. ENTRE FIV/FEL/PIF ULTRASSOM(3)3 EXAMES DE SANGUE(2) DE FEZES(2) REMEDIOS/ VITAMINAS E RAÇOES DIFERENTES POIS ELA APRESENTA UMA CERTA ALERGIA A RAÇÃO SECA E TINHA MUITA DIARREIA E DOU RAÇÃO+FRANGO OU CARNE COZIDA EM AGUA SOMENTE TODO DIA PARA TENTAR ACABAR COM A DIARREIA E LUFTAL PARA OS GASES, POIS A BARRIGA É GRANDE POR CONTA DISSO E JA SE FOI A MINHA POUPANÇA DE 2 MIL E AGORA ISSO.LAVO O LOCAL COM SABONETE EM DIAS LATERNADOS E A LOÇAO 2 X POR DIA. FAÇO ISSO POR CONTA PROPRIA E COMO É NAS COSTA ELA NAO CONSEGUE LAMBER DIREITO O LOCAL. ME AJUDEMMMMMMMM MEU E-MAIL lenyyna@oi.com.br

    ResponderExcluir
  34. Nada substitui um BOM veterinario! Supor doses e aplicar medicamentos sem prescricao veterinaria eh uma ROLETA RUSSA.
    Infelizmente alguns proprietarios sao os proprios responsaveis pelas intoxicacoes nos animais domesticos.
    Suposicoes nao superam anos de faculdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só que os veterinários teriam que trabalhar como os médicos de humanos, SR DA MEDICINA VETERINÁRIA,
      isto é, OU É VETERINÁRIO (CONSULTÓRIO), OU É PET SHOP( VENDA DE PRODUTOS, RAÇÕES, ETC) OU É LABORATÓRIO. COMO OS MÉDICOS DE HUMANOS QUE DE HÁ MUITO FICARAM PROIBIDOS DE INDICAR LABORATÓRIOS!!! E OLHA QUE A MAIORIA RECEBE MIGALHAS DE PLANOS DE SAÚDE!!! COISA QUE OS VETERINÁRIOS DESCONHECEM!!MAS VAI CHEGAR A HORA QUE SERÃO PRESSIONADOS À SEREM HONESTOS, CREIAM!!!

      Excluir
  35. Interessante seu comentário, Medicina, pq em nenhum momento eu aconselho a auto medicação. Pelo contrário, toda a medicação que dei e dou a meus gatos foram receitados por veterinários. Apenas compartilho a experiência do uso desses medicamentos, porque, assim como eu, muitas pessoas têm medo de utilizar medicamentos como esse, que é uma roleta russa. Cuido de animais há 30 anos e nunca me guiei por "achismos" e suposições. Infelizmente muitas e muitas vezes perdi animais nas mãos dos veterinários, aqueles que fazem anos de faculdade. Muitos deles não sabem o que receitam, fazem os animais de cobaias, e outros chegam ao cúmulo de dizer que não sabem o que o animal tem, mas... vão "perguntar ao professor da faculdade" ...rssss isso aconteceu comigo! Para mim um profissional é bom, não pq cursou anos de faculdade, mas pq se empenhou e desenvolveu os conhecimentos pós faculdade. Diplomas não são garantias de conhecimento, a busca pelo aprimoramento sim! Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  36. Boa Tarde , adorei o seu comentário, já fiz isso com cães, eu tenho uma,mas sempre que apareçe cachorros sarnentos pela rua eu os acolho, cuido das sarnas e depois procuro adoção. O melhor remédio é mesmo ivomec e da mesma forma que vc faz, em dose pequena, 1 ml é o suficiente pra cães pequeno porte. E VOU DAR OUTRA IDÉIA QUE COMIGO FUNCIONA, COMPRO SAQUINHOS DE ENXOFRE NA FARMACIA , MISTURO COM ÓLEO VEGETAL FAZENDO UMA POMADA E APLICO TODOS OS DIAS. o ANIMAL FICA COM O PELO MARAVILHOSO, COM MUITO BRILHO E SAÚDAVEL.iSSO ALÉM DA IVOMEC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em quanto tempo dá pra ver melhora, familia animal??? estou fazendo a mesma coisa q vc...

      Excluir
    2. em quanto tempo dá pra ver melhora, familia animal??? estou fazendo a mesma coisa q vc...

      Excluir
  37. Gostaria de passar mais uma experiencia, que para mim é muito boa, a ultima agua do banho do animal misturar vinagre branco, pois o vinagre mata os ovos do carrapato , desde que um veterinário da zoonoses da mionha cidade me ensinou, faço isso , além do banho faço a higiene do canil meus cães não pegão nem pulga, nem carrapato. Além de não ter aquele cheiro de animal nojento.

    ResponderExcluir
  38. Tenho 2 gatinhos que estão com sarna ja passei amitraz calbos só que não adiantou, só está piorando não sei mais oque posso fazer pq os veterinário da onde to morando ele nem examina o bichinho so passa remédio e nem olha na cara dos meus gatinhos

    ResponderExcluir
  39. Lili, passe um e-mail para contato.Obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
  40. Sol, é lilica.kiel@gmail.com
    Obrigada
    Bjss

    ResponderExcluir
  41. boa noite. o meu gato apareceu com uns sintomas de sarna e na sexta-feira, dia 25/11 levei ao veterinário e ele aplicou uma injeção e diz que tem que repetir durante 3 semanas, ou seja, durante 3 sextas-feiras. só que eu não sei qual foi o remédio que ele aplicou. GOSTARIA DE SABER QUANTAS DOSES FRACIONADAS DE 1/5, EU TENHO QUE APLICAR NO BICHANO???? meu email é: jmgondim@gmail.com
    desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  42. Já criei vários gatos e perdi um por sarna. Venho gastando muito dinheiro em clínicas veterinárias com pomadas, banhos, pastas, mas o gato lambe e tira todo o medicamento, inclusive coça até sangrar. Vou tentar esse medicamento, pois acredito muito mais em experiências do que em teorais. Não quero que ele morra a mingua, ou sofra vários meses sangrando, se coçando, estresssado. Prefiro tentar ...

    ResponderExcluir
  43. Mel, me deixe um e-mail para entrar em contato. Bjs

    ResponderExcluir
  44. Obrigada Sol. São pessoas como você que fazem a diferênça. Anos de faculdade... sentados nas cadeiras sem entenderem muito bem o que estão ouvindo para posteriormente fazerem dos pobres bichinhos cobaias cobrando horrores para facil enriquecerem. Perdi duas cadelinhas e uma gatinha persa nas mãos desses sabichões. Quando passei a pesquisar e a ouvir orientações de pessoas que como você que amam verdadeiramente os animais e tudo que fazem é especificamente para o bem do animal é que comecei a dar melhor qualidade de vida para os meus bichinhos. 5 cachoros, 5 gatos e uma tartaruga canadense.
    A ivermectina dando com os cuidados que você nos ensina cura de fato a sarna. Sou testemunha disso porque apliquei nos meus gatos que estavam com sarna e hoje estão todos curados.

    ResponderExcluir
  45. Borgia, eu agradeço suas palavras e seu estímulo ao meu trabalho. Não sou veterinária, e o que passo aqui é fruto de pesquisas, e do meu dia a dia. Muitas vezes um veterinário indica um medicamento a 2 casos iguais. Vamos supor que seja a ivermectina (ivomec). Ele indica 0,5ml, considerando peso e idade. O primeiro dono aplica conforme a indicação do médico. O segundo analisa, tem medo, prefere aplicar 0,2 e esperar, mesmo que o resultado seja mais lento. O primeiro gato pode morrer, o segundo dificilmente vai morrer. Muitas vezes o medico indica de forma técnica, nós é que temos que adaptar aos nossos gatos, analisar não só peso e idade, mas condições gerais, e algumas vezes mudar a posologia. Alguns gatos são mais sensiveis a medicamentos, outros são mais fraquinhos, outros já tiveram histórico de rejeição a medicamentos. Nós, que convivemos com o gato é que podemos fazer essa análise.
    Fui muito criticada por esta postagem, alguns veterinários me escreveram fazendo críticas. Mas nunca "receitei" nada aqui. Apenas conto da minha experiência, dos meus medos, e também das minhas certezas. A sarna MATA sempre, se progredir. O medicamento, embora forte e podendo causar efeitos colaterais, se aplicado em pequena dose, é uma chance de CURA. Cada um deve fazer a própria escolha. Bjs e obrigada por suas palavras. Fico muito e muito feliz com a cura de seus gatos. Eu sei o que é a sarna, tive 3 grandes surtos em meu gatil, e hj ela não existe mais. Mas passei muito medo, dei muito remédio que não fez efeito e só fez sofrer, tive muitas dúvidas... Por isso resolvi compartilhar minha experiência de anos de luta contra a sarna, porque na época eu procurei por toda a net e não achei NADA ... Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI sol te mandei um imail com fotos..bjus ...
      ah me responde por la mesmo.
      bjus
      grata

      Excluir
  46. Sol, uso o ivomec nos meus gatos já há muito tempo e só tenho ótimos resultados, tenho um gato que está com 15 anos, então o ivomec não é assim tão tóxico, uso numa seringa de 1ml, e só troco a agulha, fica fácil dividir nesta seringa. Só tenho a lhe agradecer, e recomendo. FELIZ 2012!

    ResponderExcluir
  47. Sol, uso o ivomec nos meus gatos já há muito tempo e só tenho ótimos resultados, tenho um gato que está com 15 anos, então o ivomec não é assim tão tóxico, uso numa seringa de 1ml, e só troco a agulha, fica fácil dividir nesta seringa. Só tenho a lhe agradecer, e recomendo. FELIZ 2012!

    ResponderExcluir
  48. Sol, uso o ivomec nos meus gatos já há muito tempo e só tenho ótimos resultados, tenho um gato que está com 15 anos, então o ivomec não é assim tão tóxico, uso numa seringa de 1ml, e só troco a agulha, fica fácil dividir nesta seringa. Só tenho a lhe agradecer, e recomendo. FELIZ 2012!

    ResponderExcluir
  49. Ah, esqueci de dizer que li este artigo e gostei muito, http://www.scielo.br/pdf/bjvras/v40n5/a03v40n5.pdf

    ResponderExcluir
  50. Olá, Sol. Ontem acolhi em minha casa um gatinho muito bonito que infelizmente está com 80% do corpo tomado por sarna em estágio bem avançado. Há um ano uma das minhas gatas também apresentou Sarna Notoédrica (aquela que aparece principalmente nas extremidades dos felinos)e agora vou contar uma novidade aqui, levei ao veterinário e ele mesmo me receitou ivermectina. SIM, o veterinário me receitou ivermectina. Só que pelo que estou vendo aqui, você e a maioria das pessoas que disseram que usam, nos comentários, aplicam injetável. O médico veterinário me receitou 1ml deste mesmo medicamento que é injetavel para eu dar via oral! Ele nem sequer comentou que a substancia era forte e que corria riscos! Nada! Apenas disse que eu poderia usar o medicamento via oral e assim fiz. Resultado: minha gata não apresentou nenhum efeito colateral e em 3 dias estava curada. Já faz um ano e ela não apresentou mais sarna. Hoje curso medicina veterinária, e vou dizer uma coisa: O uso de qualquer medicamento pode não dar certo, mas ivermectina via oral é utilizado em tratamento de escabiose mesmo em humanos e é seguro utilizar assim em felinos também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá , Gêiza. Gostaria de saber qual é a dosagem recomendada para uma gato com 3 meses?? Pois peguei uma gatinha linda, mas a sarna está proguedindo. Estou dando banhos com o sabonete Tiuran, mas não estou tendo nenhum resultado. Agradeço desde já!

      Excluir
    2. Geisa será q posso dar para um gatinho de 40 dias??

      Excluir
  51. Tenho uma gata branca (Kat), há uns 5 dias percebi que do lado de baixo de seu pescoço estava um "rodela" sem pelo e com um machucado, achei estranho, porém deduzi que o machucado se devia ao fato dela estar constantemente coçando. No decorrer desses dias percebi que foram aparecendo mais "rodelas" sem pelo em seu corpo, principalemtne atrás de suas orelhas, então disseram ser sarna, uma possibilidade que eu havia descartado pelo fato de ter 3 cachorros em casa, 2 dos quais brincam constantemente com ela e não apresentam sintomas de sarna. Gostaria de saber se há tipos especificos de sarna que só dão em gatos?

    ResponderExcluir
  52. Fiz um post aqui em 1/12/2011, apliquei o ivomec no dia 04/12/11, o qual comprei a ampola aqui em Natal/RN por R$ 1,80, em 20/12/12 o meu gatinho tob, não tinha mais nada. INCRÍVEL.
    SOL, muito obrigada, do fundo do meu coração...Estou imensamente feliz por saber que existem pessoas que compartilham as coisas boas com as outras.bjs

    ResponderExcluir
  53. Mel, o importante, que deixo aqui bem claro, é que todo medicamento traz seus riscos. Riscos do animal ser alérgico, riscos de ter outros problemas que o medicamento vá agravar, riscos de não se aplicar a dose mínima, etc. O importante mesmo é observar a dosagem. Dose mínima não mata ninguém, e a dose "indicada" nos comércios que vendem medicamentos veterinários está longe de ser a mínima, eles lêem na bula, fazem as contas e indicam. Só que eu nunca segui essas indicações, prefiro que o medicamento demore mais a fazer efeito do que causar um choque no animal. E vamos compartilhando nossas experiências que assim evitamos muito sofrimento (animal e humano). bjs

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  55. boa noite ! meu nome e laryssa moro em belém , ano passado minha gata''suzi apareceu com um tomor na cara dela , quando foi dia 02/02/12 minha mae comprou uma injeção chamada IVOMEC , ela aplicou na minha gata , quando foi no dia seguinte ela passou o dia deitada , quando foi a noite ela estava tonta nao conseguia andar direito ta fiquei preucupada né e pesquisei no google , ela diz o efeitos que dar . me alivie um pouco depois e vir que e proibido essa injeção e gato , ai nao conseguir mais comer direito de tanta preucupaçãpo , agora minha gata nao come , nao bebi nao si levanta , não quero que ela morrar se poder me ajudar eu agradeço muito eu amo ela do fundo do meu coração nunca mais vou aplicar essa injeção maldita nela to muito preucupada cm ela me ajudaaaaa por favoooo eu pesso ate pelo amor de deus
    meu hotmail: larissa_baby12@hotmail.com me ajuda vai por favooooooo

    ResponderExcluir
  56. minha gatinha suzi ela estaca pareçe tomo na cara dela minha aplicou ivomec ,no dia seguinte ela estava tonta nao conseguia andar nao bebia agua , ela se jogava , eunao quero perde minha gata eu amo muito ela me ajuda por favor
    meu amail. larissa_baby12@hotmail.com jme juda nao consigooooo mais dormi direiotooooo por favor

    ResponderExcluir
  57. Comprei o Ivomec mas não tive coragem de aplicar. Estou com 29 gatos e pelo menos uns 15 apresentaram alguma ferida de sarna. Estava usando Tiuran, mas parece que o efeito é tão lento que continua passando pra outros enquanto uma turma se cura. O que fiz agora foi aquelas receitas do tempo da vovó: apliquei pó de enxofre misturado com azeite. Lembro que quando morava no interior um veterinário recomendou e disse que podia até colocar na comida. Eu apenas apliquei nas feridas dos gatos (são todos filhotes), mas eles se lambem. Alguém aí sabe me dizer se pode fazer mal? Se puderem, me respondam no e-mail leti.antropo@gmail.com ou no blog gatosdoparque.blogspot.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  58. Bem pessoal, passei pelo mesmo problema como o de muitos aqui. Adotei uma gatinha de aproximadamente 2 meses e ela desenvolveu sarna. Começou na orelha e na pontinha do nariz, e era uma sexta-feira, fui no pet shop que adotei a gatinha e a moça disse que poderia ser que apenas tinha caído o pelo dela por causa das pulgas que ela estava infestada.
    Mesmo assim eu achei que era sarna, mas fui pra casa e torci para que não aumentasse mais, pois se não fosse sarna, iria melhorar. Mas no outro dia ela amanheceu pior, como moro em cidade pequena, não consegui veterinário e fui procurar algo para passar nela. Encontrei uma loção a base de permetrina, passei nela e fui pesquisar sobre o medicamento, descobri que era tóxico para os gatinhos.
    Interrompi o tratamento, isso já se foi o sábado e a sarna aumentando, domingo tudo fechado e a sarna aumentando, já tinha espalhado por tudo, nuca, cabeça, queixo, patinhas, tadinha, ela ficou toda infestada e eu angustiado por não poder ajudá-la.
    Cheguei nesse blog domingo e li sobre a ivermectina, estava decidido que o medicamento era muito perigoso e tóxico aos gatos. Na segunda-feira já estava em mente correr atrás do medicamento e aplicar nela, sem buscar mais ninguém. Tive que viajar a trabalho na segunda-feira e não consegui comprar, então só consegui ir na agropecuária terça-feira no fim da tarde, ela estava horrível!!!!
    Encontrei na agropecuária Ivermectina comprimidos, para verme no coração, para dar para cães, a dose do comprimido é 250mcg, isso mesmo mcg, MICROGRAMA! 1mcg é 0,001mg, portanto, um comprimido tem 0,25mg (miligramas).
    Comprei o comprimido e sabia dos riscos. Quanto dar para a gatinha? resolvi pegar meio comprimido ou 0,12mg (miligramas), moí ele e misturei no patê de presunto que ela adora! Ela comeu feliz da vida, pq apesar de toda a sarna, o ânimo ela não perdeu :)
    Já era noite e ela não mudou em nada o comportamento, fui dormir angustiado com medo de acordar no outro dia e encontrar ela mal.
    Acordei no outro dia e sabe o que aconteceu? A sarna dela já estava esbranquiçada!!!! Depois disso as feridinhas pararam de crescer, caiu todo o restinho de pelo que tinha que cair e hoje, duas semanas depois, os pelinhos já cobriram boa parte do que tinha caído, apenas as orelhinhas dela ainda não cresceu todos os pelinhos, mas já estão a caminho! Os pelos ainda estão curtinho, mas nem sinal de sarna! Moro em apartamento e ela não tem contato com o exterior.
    Assumi os riscos e fiquei feliz da vida em ver a sarna secando e os pelinhos crescendo.
    Não precisei injetar nada nela, ela não deu trabalho para comer e não sentiu absolutamente nada do medicamento! Lógico que isso é o exterior, o fígado dela já não sei se sofreu tanto com o medicamento, sobre dar reforço, por enquanto não vou dar nada para ela.
    Resolvi escrever isso aqui para expor o MEU caso, e torcer para que vocês consigam resolver o caso de vocês também!
    Ah, o comprimido me custou R$3,50, ainda tenho metade dele aqui, que espero não precisar usar!
    Abraço a todos, Vitor.

    ResponderExcluir
  59. não precisa dividir a dose mentalmente, basta usar uma seringa graduada e aplicar 1/5 de mL, ou seja 0,2 mL ou 200µL

    ResponderExcluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. Optei pelo ivomec. Além de ser usado em bovinos e ovinos, também é usado em humanos. Calculei 40µL (microlitros ou 0,04mL) por quilo do animal. Apliquei em um gato de 4Kg e em um filhote de 200g (para tanto precisei diluir 1:10 em soro para injeção). Ambos estão bem e sem sarna. Repeti profilaticamente 10 dias depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, quanto q vc aplicou no gato de 200g?? Estou com 4 filhotes de 400g cada e não sei como aplicar!

      Excluir
  62. Estou com mesmo problema adotei 3 filhotes um começou a sarnar,começou a cair os pelos das orelhas a pele começou a ficar de cor rosa,que eta descendo para acima das narinas e bochechas , com manchas brancas e coceiras e agora um segundo e talvez o terceiro,
    mas e a dosagem como seria, do ivomec ? vou tentar este.
    simone-floriano@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  63. Oi Sol. Adotei uma gatinha tomada por sarna a cerca de duas semanas. Tenho mais quatro em casa e não estou conseguindo separa-la das demais... Estava dando banhos diarios com sabonete de peroxido de benzoila, havia certa melhora, no entanto, a sarna não acabava. Optei por injetar a ivermectina. No entanto, ainda tenho duvidas... Eu devo repetir o tratamento? Em quanto tempo? É necessário mais algum tratamento adicional? Depois de administrar a ivermectina eu posso deixar a gatinha entrar em contato com as demais? Em quanto tempo posso notar se há melhora do estado dela? Desde já mto obrigada e parabéns pela iniciativa de nos instruir a respeito. Sei que mtas pessoas são contrarias mas, as vezes a gente realmente tem que passar um pouco dos limites para conseguir o que a gente quer...

    ResponderExcluir
  64. Oi Sol. Adotei uma gatinha tomada por sarna a cerca de duas semanas. Tenho mais quatro em casa e não estou conseguindo separa-la das demais... Estava dando banhos diarios com sabonete de peroxido de benzoila, havia certa melhora, no entanto, a sarna não acabava. Optei por injetar a ivermectina. No entanto, ainda tenho duvidas... Eu devo repetir o tratamento? Em quanto tempo? É necessário mais algum tratamento adicional? Depois de administrar a ivermectina eu posso deixar a gatinha entrar em contato com as demais? Em quanto tempo posso notar se há melhora do estado dela? Desde já mto obrigada e parabéns pela iniciativa de nos instruir a respeito. Sei que mtas pessoas são contrarias mas, as vezes a gente realmente tem que passar um pouco dos limites para conseguir o que a gente quer...

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde !
    Meu nome é Maria Aparecida e gostaria de tirar uma dúvida.

    Eu achei um gatinho a mais ou menos um mês, ele estava num formigueiro, estava muito mal, muito machucado por causa das formigas, estava fraco, com doença nos olhos, super magro. Não tinha forças nem para miar. Hoje está gordinhas, as vistas boas, brincalhão, só que o pelo está caindo todo. Não tem ferida nenhuma, não tem cascas pelo corpo nem coceira. O que pode ser isso ? Nos primeiros dias eu dei banho morno com o sabonete "Pulkill".

    Tirei umas fotos dele e vou enviar para o seu email.

    Desde já muito obrigada !

    ResponderExcluir
  66. agora persebi q miiha gata esta Com sarna agora estou muuito preucupada oq q eu faço ?

    ResponderExcluir
  67. meu gato ta se cossando e fui no pet ele me indicou ivomec pediu que eu comprasse uma ceringa de aplicaçao de issulina e colocou 30ml acho que e muito alguem me ajude pois ainda nao apliquei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como se calcula essa ceringa?

      Excluir
    2. Paulinha, olhe bem se não é 0,3 ml. Se a seringa for de 3 ml tem divisões de 1ml e 0,5ml. Veja bem a dosagem. Me escreva: gatosinhos@ig.com.br

      Excluir
  68. Oi
    Meus gatinhos estão com várias feridinhas muito parecidas com as da fotinho, 2 vieram a falecer. Posso dar o remédio em comprimido a eles (tem aprox. 3 meses) qual uma dose segura?

    meu e-mail é marhamimyts@@hotmail.com

    Mto obrigada

    Tarin

    ResponderExcluir
  69. Olá, recolhi 4 filhotes de gatos na rua, estão com uns 40 dias, forrados de sarna, será q poso aplicar ivomec???

    ResponderExcluir
  70. Descobri que a Juju estava com sarna depois que eu e meu marido apresentamos sintomas. A Juju sapeca foi pega na rua, com quase 1 mês, sem nada de errado, aparentemente. Levamos a gatinha, após descobrimos as sarnas, à veterinária de nossos cães (grandes), e ela aplicou um vermifugo que não sabemos o nome, e nos passou 1/4 de ivermectina por 20 dias combinado com cetoconazol, 3 gotas por dia. Isso foi na segunda. Hoje, 4a. feira, após a 2a. dose de cada recomendado, ela ficou desorientadinha e dormiu e não mais respondeu a nada. Parecia em coma. Após ler está página, levamos a Juju à mesma veterinária, que a colocou no soro com algum aditivo amarelo. Vinte minutos após, a gatinha teve convulsão seguida de parada cardíaca. Após aplicação de adrenalina, o coração voltou, mas ela não mais respirou.
    Fiquei bem triste e disse à veterinária que li sobre a não recomendação de Ivermectina para gatos. Ela também pega na rua, vacina, vermifuga e castra cães e gatos para adoção e disse já ter acontecido com caezinhos, mas foi a primeira vez com gato...
    Será que se eu não tivesse levado até lá, ela teria sobrevivido?!
    =-O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, não posso falar pela veterinária em questão, mas o vet que cuida dos meus animais não deixa tratar animais pequenos com ivermectina por ser muito forte pra eles. O meu gato começou o tratamento essa semana, com quase 8 meses e tamanho quase adulto, há alguns meses ele evitou a ivermectina. Mesmo no tratamento atual, foi uma aplicação de 0,3 ml e outra com intervalo de 10 dias. Acredito que o comprimido seja bem mais difícil de dosar, e tomar diariamente, pra um filhote, talvez tenha sido um excesso. :/

      Excluir
  71. minha gata ta como se fosse machucado seco com casca em cima da orelha ou seja na parte de cima

    ResponderExcluir
  72. minha gata ta como se fosse machucado seco com casca em cima da orelha ou seja na parte de cima

    ResponderExcluir
  73. Oi Sol, tudo bem? Qual a dose que vc me recomenda para uma gata filhote, 3 a 4 meses, ela pesa 1kg e 300g. Os veterinários me recomendaram 0,03ml, mas um deles chegou a recomendar 0,1 , mais que o dobro, e não confiei muito neles. Outra coisa, é q ouvi falar q se a dose for muito baixa, pode levar a um aumento da resistencia dos parasitos, tipo o que acontece com bacterias. Agradeço a atenção, e parabens pelo post, muito interessante. Meu e-mail é dani_beatus@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  74. Ah, outra coisa, No caso, minha gata está com sarna demodecica, causada pelo Demodex gatoi. Será que ha outro tipo de remedio ou tratamento, ou é só a ivermectina mesmo? Pelo menos os veterinários que conheço dizem q é soh ivermectina q cura sarna demodécica. Agradeço mais uma vez.

    ResponderExcluir
  75. Valeu a dica...tem um gatinho na minha rua,quero ajuda-lo, ele esta com a cabeça igual ao gatinho da primeira foto, obrigado. Um abraço. Parabéns pelo blog, é show!!

    ResponderExcluir
  76. Oi Sol... Uma pergunta. Quantas aplicações são necessárias? Apenas uma mesmo?

    ResponderExcluir
  77. Olá Sol , muito bom isso aqui , explica tudo que o veterinario tem pressa e não explica......Estou com 3 gatos com sarna de pescoço , faz 4 semanas 2 estão indo tomar injeção uma vez por semana no veterinario e melhoraram só 50% . o terceiro é da rua e eu cuido , mas ele é arisco demais e desconfiado ! hoje dei um remedinho pra dormir no sachet ele comeu e eu levei pra castrar. Pelo jeito era ele a causa da sarna nos meus.....O veterinario me deu Cydectin que é melhor que Ivomec ele disse , mas mandou dar na comida deles.... será que funciona ? é medicamento injetável mas disse pra colocar na comidinha.....por favor, me ajude !

    ResponderExcluir
  78. Oi Sol,
    Eu li esta postagem esses dias e redolvi aplicar, pois tenho muitos gatos e não iria dar conta de bancar os gastos, mesmo sabendo do risco) e não confio na veterinária que tem aqui perto, acho ela bem fraca).

    Apliquei hoje, em 6 filhotes de 1 mês e na mãe. A dose para os filhotes foi de 1/5 da dose da mãe (que foi a que vc sugeriu, de 1/5 de ml).
    Minha dúvida é se tenho que aplicar de novo daqui uma semana ou 10 dias(ou nem aplica de novo?), se posso dar banho nos gatinhos e se posso aplicar o ivomec nos meus outros gatos que ainda não apresentaram sintomas de sarna, porém estão em contato com os contaminados.

    Meu e-mail é lorenagalati@gmail.com

    Muitissimo obrigada, desde já!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorena, o Ivomec é muito agressivo. Não aconselho o uso em gatos tão novos. Além disso, os sintomas da sarna são muito parecidos com os de alguns fungos. Se o caso for de fungo, o tratamento é outro. Se quiser me envie uma foto das lesões, eu tentarei identificar. Bjs

      Excluir
  79. Aproveitando o espaço dedicado a sarna em gatos, achei conveniente comentar que, na verdade,é que muitos donos de animais fazem-se de veterinários na hora de tratá-los: alguns por falta de dinheiro, mas mesmo assim cuidam e amam seus animais, outros por medo. Sim, medo dos veterinários...se os médicos nossos vivem falhando, errando em diagnósticos, que dirá os veterinários, que 80%, assim como os médicos, vivem
    dos acordos com farmácias e laboratórios.
    Também faço aqui uma denúncia: A Pet Shop aqui, no Rj, que maltratava os animais e que foi fechada, que foi notícia nos jornais, era, como mostrou a televisão IMPRÓPRIA para quaisquer fins. Observem as Pet Shops que vcs levam seus animais. É alí que os nossos animaizinhos pegam várias doenças. As escovas passam de um animal prá outro,sem higiene, os tanques são mal lavados, quem dá banho está sem uniforme,
    de chinelo, short,etc. Onde está o jaleco??? E vai por aí à fora...estejam atentos: Muitas PET Shops
    deveriam ser fechadas, podem crer.
    Malu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem toda razão Luma! Eu não levaria um animal em uma petshop onde não se pode ver o que está sendo feito... Hj em dia poucas se dedicam realmente a cuidar dos animais, a maioria só visa o lucro.
      Obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
    2. É Sol Campinas, gravo aqui uma dica muito boa e que poucas pessoas sabem: OS MÉDICOS VETERINÁRIOS
      SÃO OBRIGADOS, POR OCASIÃO DA CONSULTA, DE EMITIR PEDIDOS DE EXAMES, como fazem os nossos médicos.
      AÍ VCS PODEM LIGAR PARA UM LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS VET e ELES VÃO EM DOMICÍLIO, COLHER O MATERIAL E LEVAR PARA EXAME; ou então, MESMO SEM RECEITA, VC PODE OLHAR NO SITE DO LABORATÓRIO, o exame que vc quer fazer no seu bichinho. ELES só n indicam o exame, vc tem qe pesquisar o(S) exames pertinentes.

      *****NORMALMEMTE, O VETERINÁRIO VAI COLHENDO MATERIAL (FUNGOS, SANGUE, CASCAS, etc) E DEPOIS, na hora de pagar a consulta, ele lhe cobra também os exames que vão para o laboratório. VC irá me dizer: é, o veterinário tem que cobrar o exame pq o laboratório também cobra. É VERDADE. Só que o laboratório cobra 1/5 do valor. Fiz esta descoberta agora: pensava que os laboratórios VET não
      fizessem coleta para exames, isso era com o veterinário. PAGUEI R$150,00 por uma cultura de fungos, qdo na verdade, custa R$35,00. E paguei consulta, outros exames, tudo.
      EU estou no RJ, mas se quiserem uma noção de preços, visitem valores nos sites de laboratórios VET. Não se deixem roubaR!!! Um abraço, Malu

      malu.antiguidades@gmail.com

      Excluir
  80. Por favor me ajudem ,estou desempregada e minha gata mestiça persa esta se coçando muito ,na regiao do ouvido esta sangrando e com feridas e no corpo ao passar a mão senti crostas.
    Me ensinaram uma mistura de iodo com propolis pra passas nas feridas dela mas nao esta resolvendo,nao estou com condiçao de leva-la a um veterinario por favor quem tiver afim de me ajudar em um medicamento acessivel pra mim me add no msn:MONIKADELINS@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monika, dê um banho por semana com xampu CETOCONAZOL, para animais. Massageie bem e após enxaguar,
      enxugue com a tolha mais muito, muito bem...depois com secador. ATENÇÃO: NÃO PODE FICAR ÚMIDA, tem q ficar bem seca. Use também o remédio RILEXINE 75, veterinário (custa uns R$20,00).Deverá ser dado
      de acordo com o peso. A minha gata tem 3 quilos e meio, eu dava 3/4 de um comprimido de 12/12horas,
      durante 10 dias. Vai ficar boa, inclusive do ácaro do ouvido. Qualquer dúvida, me pergunte.

      malu.antiguidades@gmail.com

      Excluir
  81. Desde ja agradeço a quem me add ,estou muito triste e chateada com a situaçao da minha gatinha,ganhei ela a 3 meses e ela tem 2 anos de idade(é muito linda e fofa)me alegra e me faz compania por favor me ajudem ,nao quero perder esse anjinho.

    ResponderExcluir
  82. ATENÇÃO!!!!!ATENÇÃO!!!!!UTILIDADE PÚBLICA!!!!! NA ROCINHA, NO RIO DE JANEIRO, TEM UM POSTO DE ATENDIMENTO VETERINÁRIO GRATUITO!!! A INICIATIVA TEM COMO FINALIDADE QUE OS DONOS DE ANIMAIS NÃO OS ABANDONEM POR ESTAREM DOENTES !!! GARANTO QUE O ATENDIMENTO É ALTAMENTE QUALIFICADO. PARABÉNS, AMANTES DE ANIMAIS!!! VETERINÁRIOS 1000!!!!

    OBS: SE VOCÊ NÃO MORA NO RIO DE JANEIRO, PROCURE EM SEU ESTADO, EM SUA CIDADE, POR ESTE TIPO DE SOCORRO E AJUDA!!!!

    ResponderExcluir
  83. Olá! Adotei um gatinho, ele tem 2 meses, e apresenta falhas no pelo, de formas arredondadas, mas nao vejo ferida alguma, a regiao sem pelo tem cor rosinha. E também notei em menor escala, umas casquinhas pretas agarradas ao pelo! Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  84. Maravilhoso seu post ! tenho 5 gatos filhotes com sarna e a injeção foi aplicada neles, hoje amanheceram ruis tontos, e 2 estão piores parecem ter falta de ar, tremem muito, acho que a dose foi alta estou desesperada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liizi, PELO AMOR DE DEUS não faça isso!!!
      Ou QUALQUER outra pessoa aqui não aplique, ou dê qualquer medicamento sem a orientação de um Médico Veterinário!!!

      Sou Veterinária, e pelos sintomas que você mencionou, você os intoxicou com a alta dosagem e com o próprio medicamento que é MUITO FORTE e AGRESSIVO para filhotes e dependendo da dosagem, pode ser TÓXICO para cães e gatos!!!!

      Leve-os a um Médico Veterinário URGENTE!!!
      Nós não estudamos tanto á toa não...

      SOMENTE UM MÉDICO VETERINÁRIO TEM CONDIÇÕES DE DIAGNOSTICAR E TRATAR UMA DOENÇA!!!
      Estou chocada, com a quantidade de pessoas que leram esse post e saíram medicando seus animais, sem o mínimo de orientação de um PROFISSIONAL!!! :/

      Isso me choca e me revolta muito!!!

      Nem toda "coceira" é sarna, nem toda ferida é sarna, nem todo doença de pele é sarna!!

      Existem inúmeras doenças, com sinais clínicos muito parecidos e que só numa consulta com um VETERINÁRIO!!
      Essas doenças podem ser diagnosticadas, fazendo um diagnóstico diferencial seja através da anamnese( exame físico na consulta)ou através de exames laboratoriais...

      Então, POR FAVOR parem de medicar seus animais por conta própria e leve-os a quem entende deles...:(

      Seja pra economizar alguns trocados, ou por "medo" como eu li aí...
      Não deixem de levar!!!

      Essa pode ser a diferença entre seu animal estar vivo ou não!!!

      Muito triste e 100% irresponsável isso coitados desses animais... :'(

      Excluir
    2. Meu gato está paralisado, aqui na minha cidade não tem veterinário e eu não tenho como levá-lo a outra. paralisou após eu aplicar ivomec. Há algo que eu possa fazer?

      Excluir
    3. Pois eh.... Esse ivomec eh muito forte... Pior do que a auto médicacao eh a veterinária ter aplicado esse remédio em duas gatinhas minhas filhotes com 2 meses e uma dela não resistiu, muito provável dela ter sido intoxicada ou tido uma reação alérgica. Ela era muito pequena e frágil, tinha acabado d pega las das ruas.... Apenas uma sobreviveu e hoje ainda apresenta sintomas de sarna.. Não sei o que fazer, mas sei que não deixo aplicar nunca mais esse veneno para gatos... Fiquei muito triste e decepcionada com a veterinária.

      Excluir
    4. Pois eh.... Esse ivomec eh muito forte... Pior do que a auto médicacao eh a veterinária ter aplicado esse remédio em duas gatinhas minhas filhotes com 2 meses e uma dela não resistiu, muito provável dela ter sido intoxicada ou tido uma reação alérgica. Ela era muito pequena e frágil, tinha acabado d pega las das ruas.... Apenas uma sobreviveu e hoje ainda apresenta sintomas de sarna.. Não sei o que fazer, mas sei que não deixo aplicar nunca mais esse veneno para gatos... Fiquei muito triste e decepcionada com a veterinária.

      Excluir
  85. Tenho um gato com pouco mais de dois anos e o primeiro sintoma que ocorreu foi uma queda de pelo arredondada ao lado da orelha, pela falta de instrução, achei que ele tivesse se machucado em algum lugar, pois a lesao era bem pequena, no entanto, comecou a aumentar e o levei no veterinario. O mesmo aplicou uma dose muito pequena de ivermectina e receitou dermotrat aerosol a base de Gertamicina, Miconazol e Betametasona por 15 dias, mas nada adiantou, ao contrario, quando eu aplicava o aerosol na parte afetada, ficava muito vermelho e ele tinha muita coceira. Daí, depois dos 15 dias de aplicação retornei ao veterinario e informei que nada tinha mudado. Ele receitou um outro componente, o itraconazol 25ml com nome de ITL 25 e nada resolveu... os pelos continuam caindo na area da cabeça, as orelhas já estão sem pelos e o que quer que seja isso, já está se espalhando para ao redor das orelhas. Ele não perdeu peso, não existem feridas, percebo uns pontos brancos na regiao da orelha e a pele enrugada na parte de cima da cabeça. Preciso muito de ajuda. Tenho mais de 30 dias nessa luta e não sei mais a quem recorrer. Me ajudem por favor!!!

    ResponderExcluir
  86. Olá, adorei sua publicação e estou com sérias dúvidas a respeito disso, meu gato está com sarna e eu tenho medo que pegue em mim e em meus pais. A sarna dele é simples ''aparentemente'' perda de pêlo, acinzentado,na cabeça e na orelha, eu soube que a prejudicial é aquela VERMELHA. O que voce pode me dizer a respeito disso, já que tem uma boa experiência com gatos com sarna.

    ResponderExcluir
  87. meu gato esta com coseira nas orelhas,por favor mim ajuda aew,nao quero fazer essa aplicaçao.queria saber de algum rebeldio sem ser o aurivet gel porque ja mim endicaram,eu nao sei oque fazer da banho com sabao de coco ajuda a tirar as sarnas ?

    ResponderExcluir
  88. meu gato esta com coseira nas orelhas,por favor mim ajuda aew,nao quero fazer essa aplicaçao.queria saber de algum rebeldio sem ser o aurivet gel porque ja mim endicaram,eu nao sei oque fazer da banho com sabao de coco ajuda a tirar as sarnas ?,qualquer coisa mim responde por @anderso077

    ResponderExcluir
  89. nossa eu estou chocada,primeiramente queria dizer q suas explicações sobre os sintomas do ivomec estão ótimas,é ler e sair na net sem duvidas,agora qto eu estar chocada,tenho 2 gatas de 4 meses e uma cadela de treis,sempre criei gatos e nunca soube q gatos pegam sarna,qdo peguei minha gata a Nick e a shay sua irmã ,ela veio com uma falha nos pelos da orelha,achei estranho ,mas pensei q fosse normal,afinal a Nick é de pelos preto e branco,e meu vizinho falou q gatos com essas coloração tem essa falha,a Shay é mistura de siames e não apresenta isso ,como minha cadela brinca muito com elas,e tem amania de pega-las pelo pescoço ,coisa q qdo vejo brigo com ela,apareceu lesóes no pescoço na parte interna,achei q fosse das mordidas da cadela,e do nada ela se coçando e abriu mais lesões ,foi ai q pesquisei na net e vi q sarna em gatos existe e muito,aff o q fazer comprei hj sarnatyl e dei um banho nela ,e será q isso vai curar,ficou agora minha duvida,sr[a?

    ResponderExcluir
  90. Para o gato amanhecer cambaleando ou entrar em coma, é porque a dose de Ivermectina foi muito alta, pois se aplicada na dosagem certa, não causa nada disso ao animal. Tratei 13 gatos com sarna e nenhum deles teve nada. Ah, nenhum sabonete por si só cura a sarna. São recomendáveis banhos semanais ( 1 por semana de 5 a 7 semanas ), com sabonete ou loção específica para o tratamento da sarna, mas como auxílio no tratamento, junto com o medicamento necessário para a cura da mesma. Neste caso, o mais eficaz é mesmo a Ivermectina, mas deve ser aplicada na dosagem correta, por um veterinário que entenda de sarna em gatos, de acordo com o peso do gato para não causar nenhum dano ao bichinho e não matá-lo. Não se deve aplicá-la em animais muito novos também, como filhotes de 1 ou 2 meses de idade.

    ResponderExcluir
  91. A seringa para insulina vem com a possibilidade de dosagens bem pequenas, facilita muito e diminui o risco de uma dosagem inadequada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venho aqui agradecer pela informação sobre o Ivomec postada neste blog. Minha gatinha estava com o pescoço e as coxas tomadas pela sarna. Fiz de tudo para tratá-la, usei advocate varias vezes, banhos com sabonete de enxofre, e nada. Quando li seu blog me animei, comprei o Ivomec e apliquei com seringa de insulina 0,15ml, bem pouquinho com medo de fazer mal e passados 3 dias todas as cascas caíram e o pêlo já está nascendo nos locais antes pelados. Ela é um chartreux como o da abertura do site, linda! Parece até que ela compreendeu que está curada, a carrinha dela voltou a ser feliz, está se alimentando bem, tudo perfeito, graças a Deus e a este blog abençoado. Mais uma vez meu muito obrigado.

      Excluir
  92. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  93. Oii, tenho 10 gatos, 4 ja adultos e 6 filhotes de quase 3 meses e estao com falhas em seu pelo e formas redondas, espalhadas pelo corpo " nas patinhas, cabeça, orelha, barriga e até mesmo em seu rosto... Queria muuito saber como posso aplicar a Ivomec nos adultos e filhotes, no caso como deve ser feita a injeçao, e mais ou menos em uma seringa de 0,15ml, que quantia de Ivomec eu aplico ????

    Aguardo resposta. Obrigada :D

    Meu email: bruuna_mooura@hotmail.com
    Facebook: http://www.facebook.com/bruuna.mooura

    ResponderExcluir
  94. O consenso geral é que não vale o risco. Injetável eu não arrisco com nenhum pet, é mais agressivo, e se a dose não for cuidadosamente medida, dá problema. Gatos então tem maior sensibilidade, tbm dá problema. Tratar gato com ivermectina é complicado.
    Estudante de Medicina Veterinária.

    ResponderExcluir
  95. Coitados dos bichinhos, não sabem falar o povo ta vendo que o bichinho teve varias reações e continua dando o remédio... aff paciencia viu...

    ResponderExcluir
  96. Bom dia,
    Eu tenho uma vizinha( com uns 70 anos) que abriga gatos. Infelizmente todos os gatos delas estão com sarna, ontem a noite 2 filhotes morreram. Eu, que não aguento mais ver os bichinhos sofrerem, resolvi ajudá-la, e como ela tem mais de 15 gatos a forma mais viavel para mim é comprar o IVOMEC. Pensei em dar primeiro no gato que está com toda a cabeça tomada pela sarna por via oral sendo 1 ml do IVOMEC para ver a reação dele. E depois aplicar nos outros 0,2 ml injetável.

    ResponderExcluir
  97. ola as minhas gatinhas estão con sarnas eu procurei na internetium rremedio e em contrei suas recomendação vol fazer do jeito que emsinol si de certo vol te falar obrigado,

    ResponderExcluir
  98. Peço a quem postar que se identifique, naõ deixe como anônimo. Por exemplo, o anônimo do dia 21/Março disse que vai dar 1ml de ivomec. Se der, já vai matar na hora. Pessoal, o remédio é pra GADO, super forte, se for dar, é apenas 0,1ml....

    ResponderExcluir
  99. Peguei uma gata de rua, com +- 60 % de sarna, nao apliquei IVOMEC (Pois é brincar de roleta russa com seu gato) e fui nos banhos mesmo. Banho de 3 em 3 dias com xampu anti sarna para gatos (sarnakill) de 3 em 3 dias e Tiuran liquido, todos os dias na parte afetada pela sarna. Ja tem 20 dias e ela esta 95 % curada da sarna. Entao, recomendo esse tratamento, é demorado e nao tem sequelas. Se quiser ver a foto dela, esta na minha conta do facebook, so procurar pelo meu nome.

    ResponderExcluir
  100. Otimo Post. Parabéns!

    Mas lembro a todos esses abnegados cuidadores e protetores que algumas feridas podem se confundir com sarna e a aplicação de medicamento errado só faz piorar as coisas, além de colocar em risco a vida do animal.

    Uma das doenças que mais afetam os felinos é a SPOROTRICOSE, que pode ser confundida com sarna e se não tratada de forma correta, a base de comprimidos de Itraconazol, de nada vai adiantar ficar passando pomadinhas ou coisas parecidas.

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  101. Boa tarde, levei meu gatinho (4 meses) na veterinária para tomar a 1 vacina, ela disse que ele estava com sarna de ouvido, e deu além da vacina 1/4 do comprimido de ivermectina (mectimax), umas 5 horas depois cheguei em casa e ele estava super mole, cambaleando, não piscava direito, babando, levei em uma clínica 24 horas, e a veterinária diagnosticou intoxicação por ivermectina, hoje faz 4 dias que ele parece estar em coma, não se mexe, não mexe os olhos, não come, enfim, estou super preocupada, mas também soube que não tem o que fazer, apenas esperar, por isso reforço, muito cuidado com a ivermectina. Se alguém souber de algum caso em que o animal acordou depois de vários dias por favor compartilhe, obrigada.

    ResponderExcluir

  102. Vou aplicar 0,2 ml de ivomec na minha gata. Pergunto: quantas aplicações faço e com que intervalo de dias?

    ResponderExcluir
  103. Olá a uns 3 dias comprei um tal de friezol em uma veterinária e passei nas sardas do meu gatinho, no dia seguinte escama tudo, fica seco sabe, o problema é que a sarna parece que é mais rápida que eu, a cada dia surgem novos pontos de sarna, parece q não vou conseguir vencer essa guerra, mas o remédio é bom, passo com um cotonete

    ResponderExcluir
  104. as pessoas tem alguns problemas em dividir ml.

    Vou deixa umas dicas: Primeiro 1/5 ml em um gato não é uma dose pequena, é bem perto de uma dose indicada pra um gato de 5kg.

    Se você pegar a dose para porcos (que é o animal que tem a maior dose por kilo, possivelmente por questões metabólicas) é de 1ml pra cada 33 kg. Então temos ai 0,03ml por kilo. (O QUE É MUITA COISA PARA UM GATO).

    Em um gato eu dou de 0,01ml a 0,10ml . Para vocês terem noção do quanto pequeno é essa dose: 0,01 ml é a ml divida em 100. 0,1ML é um tracinho das seringas de usadas pra aplicar insulina.

    Em resumo é isso: 0,01 ml pra cada quilo. LEMBRANDO NOVAMENTE: 0,01ML É A ML DIVIDIDA EM 100.

    LEMBRANDO NOVAMENTE: SE FOR DAR IVOMEC PRA UM GATO COMPRE UMA SERINGA DE INSULINA !!!

    ResponderExcluir
  105. NAO SEI SE ISSO É BURRICE OU IGNORANCIA..SE A SUA EXPERIENCIA COM IVOMEC DEU CERTO PARABENS..EXPERIMENTE FAZER EXAMES DE SANGUE PRA VERIFICAR A SAUDE DELE DE 50% ..PIORES SAO OS QUE APLICAM ESSE VENENO SEM UMA INDICAÇAO..SE VC NAO TEM GRANA PRO VET.VA Á UM PET SHOP LA TEM PROFICIONAL DA AREA QUE CONSEGUE TIRA AS SUAS DUVIDAS JAMAIS USE IVOMEC,GATO TEM O SISTEMA IMUNOLOGICO TOTALMENTE DIFERENTE DE UM GADO ..SE ELE ESTA TONTO TREMULO,MIADOS DIFERENTES,CONVULSOES É SIMPLES ELE ESTA INTOXICADO POR UMA DOSE ALTA PRO PESO E IDADE ,SORTE SE SOBREVIVER,EU NAO SOU VETERINARIA MAIS SEMPRE TIVE GATOS ESTOU TRATANDO DOS MEUS 3 JOVENS CO MECTIMAX 1/4 1 VEZ NA SEMANA ..CEFALEXINA 1/4 12/12 HRS OU 1 X POR DIA,SPRAY TETISARNOL 2X AO DIA E BANHO COM BABOSA..ISSO É SIMPLES..ELES NUNCA TIVERAO NENHUM SINTOMAS DE INTOXICAÇAO JAMAIS DE IVOMEC..MESMO QUE ALGUNS CASOS TENHA DADO CERTO ISSO É FRIA !!! EXITEM MUITOS METODOS ..Á CURA É LENTA..BASTA TER PACIENCIA

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Gostaria de saber como é o banho com babosa. É a planta in natura?

      Obrigada.

      Excluir
  106. Oi, passando pra informar que segui sua indicação em uma das gatas que alimento em frente da minha casa. Ela estava com a orelha com casca, até nas patinhas estava criando uma crosta e ja estava super magra, e com dificuldade pra comer e respirar, então resolvi seguir seu conselho, separei na quantidade que indica e apliquei, passaram dois e ela não aparecia, achei que tinha morrido, porém no terceiro dia ela apareceu, com as casquinhas saindo, e assim só melhorou, Hoje ela esta totalmente limpa e bem..Obrigada..

    Agora, queria saber se posso aplicar em um gatinho novo, ela esta coçando a orelha que chega a quase sangrar, acredito que é sarna. Mas a quantidade seria a mesma?, ja que ela é nova, acho que tem 5 meses e tambem mora na rua..Se puder responder, agradeço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, não dê injeção ainda no gatinho novo. Dê banho com sabonete TIURAN E APLIQUE TIURAN LÍQUIDO NAS COCEIRAS. DÊ BANHO TRÊS VEZES POR SEMANA COM APLICAÇÕES DE TIURAN EM SEGUIDA. Para gatos pequenos não sei a dosagem de Ivomec.

      Boa sorte nos seus tratamentos de amor aos animais!

      Excluir
  107. Olá!
    Um de nossos gatos apareceu com o pescoço todo pelado e com alguns arranhões de tanto coçar. Concluí tratar-se de sarna. Apliquei os 0,2 ml de ivomec que você indicou. Mas já se passaram mais de 2 semanas e nada mudou. Até as pulgas continuam... Será que o ivomec não está fazendo efeito? Isso já aconteceu com algum de seus gatos? Quanto tempo você recomenda esperar para aplicar uma nova dose? Agradeço desde já pelas dicas!

    ResponderExcluir
  108. Gostaria de agradecer por ter salvado meu gato, ele estava muito mal e se não fosse a explicação do site teria morrido

    ResponderExcluir
  109. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  110. meu gato eu acho que ele tem uns 5 meses eu posso aplicar ivomec, e em que local eu aplico?

    ResponderExcluir
  111. começo amanhã uso de ivermectina em 2 gatos de rua q cuido.O veterinário recomendou 1/4 do comprimido por semana,durante um mês.Estou ansiosa,pois é a única maneira q tenho de trata-los ,uma vez q são ariscos e não consigo pegá-los.Darei o mediucamento embrulhado num pedacinho de carne,que sei q irão comê-lo.Tenho medo de intoxica-los,mas vejo q na dose indicada já tem curado muitos gatos...Q deus me ajude...

    ResponderExcluir
  112. Olá eu peguei uma Gatinha na Rua, Ela esta com sarna ainda não esta com ferida, mas esta com menos pêlo e ja esta na cabeça e orelhas eo corpo ela esta bemmmm magra, mas se alimenta normalmente ela tem 1 mes ou menos que isso, mas quase 1 mes ja. Amanhã vou levá-la no Vet, mas se a dra receita esse remédio como eu faço? :/

    ResponderExcluir
  113. olá, meu gato tem 3 anos e de 20 dias para cá ele não para de se coçar os pêlos da orelha, focinho e pescoço estão caindo, mas onde caiu está tudo branquinho não tem ferida e nem mal cheiro, ele esta bem magro, será q pode ser sarna?

    ResponderExcluir
  114. Eu aplico 0.2ml em meus gatos quando necessário, pra solucionar o problema de ser pouco liquido eu ponho um pouco de agua na seringa também assim fica mais fácil. nunca tive problemas mas tem que tomar cuidado com a dosagem e deixar o animal sempre bem alimentado.

    ResponderExcluir
  115. olá eu injetava ivermectina no meu gato na dosagem certa,mas fiquei sabendo que tem um outro remédio injetável sem ser toxico para os nossos pequenos achei k era sideksim,mas escrevi errado não lembrava direito.alguem saberia me informar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá: o medicamento é Cydectin (há fórmulas para Ovelhas e para Gado); utilizei 0,2ml (somente em gatos adultos que encontro nos becos nas noites em que distribuo-lhes comida); quando detecto um sarnento (aquela cara feia, olhando por debaixo, olhos quase fechados, cabeça toda tomada por cascas, fissuras, horrível mesmo!); vou fazendo amizade e nos próximos dias já preparo a dose e deixo à mão no carro; tenho um "guarda" (um apetrecho parecido de caçador de borboleta, fiz em casa com armação de ferro roliço-mais para fino e um cabo também metálico, com um funil de tela plástica que algumas pessoas afixam nas venezianas para dificultar a entrada de insetos); então, escondo o apetrecho nas costas e vou me aproximando sem qualquer dica e ponho um pouco de ração o mais próximo possível, quando ele chega e começa a comer, dando-me as costas, dou o bote com cuidado para não machucá-lo, mas com firmeza para pegá-lo logo na primeira tentativa, pois, perdida a primeira, ele desaparecerá e por certo a doença se agravará e já dá pra imaginar o que vai acontecer com esse gato doente. Então, estando ele preso no "picuá", firme, evito as dentadas ou unhadas, ergo a pele na região das costelas, onde a pele é fina, e insiro a agulha em ângulo como querendo somente colocá-la logo abaixo da pele (evitar inserir a agulha de forma reta, pois pode ultrapassar mais para dentro e causar algum ferimento em seus órgãos, por isso que utilizo seringa e agulha para Insulina). Tenho conseguido bons resultados, quando revejo os gatos que receberam a dose do Cydectin, estão melhorando rapidamente e logo se livram da doença (cura doenças da pele e também mata vermes). Esse medicamento não é caro e vem com 25ml, o que acaba vencendo, pela diminuta dose utilizada e pela cura que vai ocorrendo rapidamente. Quando vejo que está próximo o vencimento, doo o restante do frasco para um Gatil que há aqui na cidade em que resido (cerca de 300 gatos em péssimas condições gerais, uma judiação, mas que são cuidados por duas irmãs heroínas - a Prefeitura jamais ajudou-as - sobrevivem de doações de pessoas voltadas à causa dos animais abandonados - há um centro de zoonozes que é milhares de vezes pior que aqueles centros de concentrações nazistas - os animais apreendidos são assassinados em meia hora e as autoridades nunca fizeram nada a respeito - o diretor é um pseudo-veterinário, pai de um vereador que se reelege e o mantém naquele cabide de emprego público - UMA LÁSTIMA ESSES SERES DESUMANOS ESPALHADOS ENTRE NÓS!!!). Espero ter ajudado em alguma coisa e estou sempre à disposição para troca de experiências com gatos. Abraço.

      Excluir
  116. Não vais acreditar,tenho uma TININHA igualzinha a sua.

    O veterinário me disse que ela é uma tartaruga ou algo assim,por causa das manchas.

    ResponderExcluir
  117. oi eu tenho uma gata que peguei na rua ela teve 6 filhotes 1 morreu e 5 estão com sarna e a mãe também eles estão com 30 dias a veterinária me mandou dar IVERMECTINA humana que é mais fraca, para a mãe 1/4 e para os filhotes metade de meio quarto é difícil mas consegui a cada 3 dia uma dose por 30 dias mas também existe risco igual com o emgetavel . E um banho a cada 4 dia com sabonete Protex ou sabonete de emchofre, se tiver calor ou secar bem com secador e toalha ....Olha com os meus resolveu eles engordaram e tão saldáveis doei ele para amigos e estão todos bem graças a Deus e sempre que dou banho dou com um deses sabonetes ...Espero te ajudado ...

    ResponderExcluir
  118. Olá. Eu estou tentando cuidar de um gato de rua que apareceu no meu telhado há duas semanas.. Como tenho 4 cachorros que não aceitam gatos não tenho como tratar ele em casa. Com muito esforço, prendi cada cachorro num como diferente, peguei ele do telhado e levei na veterinária, ele já tomou duas injeções. Agora não sei se conseguirei levá-lo para tomar as outras injeções pois ele não está mais chegando perto de mim no telhado e para ajudar só aparece à noite. Vou perguntar a veterinária assim que ela voltar de viagem qual medicamento está dando nele. Vcê sabe me informar se o normal qdo se começa a dar estas injeções é piorar, na primeira semana ele cheirava igual gambá, e tinha falhas nas pernas; na segunda apareceram umas poucas casas na cabeça, agora ele está com muitas casquinhas na parte de cima do pescoço, fora um círculo no pescoço, a veterinária me disse na última semana que é pq ele coça. Me dá uma agonia.. Eu sei que o gato não é meu, que não tenho como ficar com ele, e nem posso pois tenho bronquite alérgica, mas quero ajudá-lo. Anotei todas as dicas que aqui foram postadas, vou conversar com a veterinária, e ver o que ela acha. Acredito que somente semana que vem ela volta de viagem. Tem uma outra veterinária na clínica mas que não acompanhou o caso.. Já pensei em ir na veterinária comprar a injeção, mas eu nunca apliquei nada em ninguém, nem imagino como fazer. Então queria saber o que me sugere pois só posso tratá-lo em cima do telhado e não tenho como vigiar o que vai acontecer com ele, pois ele apenas aparece, mia, come e vai embora. Desde a última vez ele não chega perto de mim no telhado. Se ao menos puder me informar se esta evolução de sintomas são normais já agradeço.

    ResponderExcluir
  119. Tenho um gato de dois meses apenas,que nunca engorda,vermifugado e vacinado(quadrupla),não sei mais o que fazer,hoje apliquei advocate na nuca que foi receitada por um excelente veterinário dq,nem sei se posso dar banho,em 30 dias gastei aproximadamente 400 reais com pomadas caras principalmente que não fazem efeito nenhum,a sarna notoédrica tem contagio muito rápido,eu sanitizo a casa todos os dias com agua sanitária e mesmo assim,eu e minha filha de 8 anos pegamos dele,e agora aconteceu a REinfestação,me ajude,se souber de alguma coisa pra eliminar a sarna da casa,me indicaram o lisoform,mas depois de tanto gastar sem resultado,ñ tenho mts esperanças sabe?Todos dizem q meu gato vai morrer,pra eu me livrar dele...dar fim,essas coisas me revoltam,como podem opinar assim,qdo olham ele sofrendo,essa é a hora que ele mais precisa de minha ajuda,mas eu não sei mais o que tentar

    ResponderExcluir
  120. aplico 0,5 ml de ivomec.caso o animal seja alégico ao medicamento,entre rápido com um anti- tóxico...uso sempre nestes casos o mercepton.

    ResponderExcluir
  121. Olá pessoal, tudo bem, vou passar uma dica. Não arrisquem dar IVOMEC injetável em gatos, é muito forte, eu uso o IVOMEC de ovinos é via oral , mais fácil para dar....Para terem uma idéia , está prescrito a dose....... de 2,5 ml para cada 10 kilos de peso, portanto, para um gato adulto, eu dou 1 ml, seringa de insulina (sem agulha claro) - Nunca tive problema. Abraço

    ResponderExcluir
  122. BOA NOITE!
    ESTAVA COM SARNA EM QUATRO GATAS ADULTAS E SÓ CONSEGUI SOLUCIONAR APÓS TOMAR CONHECIMENTO DESSES DEPOIMENTOS! VENHO AFIRMAR QUE FUNCIONA USAR 0,2 ML DA IVOMEC! USE UMA SERINGA PARA APLICAÇÃO DE INSULINA POIS ELA É PRECISA! QUANDO O LÍQUIDO APONTAR NO DOIS NA SERINGA, ENTÃO SERÁ A MEDIDA! QUEM ESTIVER LENDO AGORA, PROCURANDO UMA SOLUÇÃO, SAIBA QUE JÁ ME ENCONTREI AFLITO TAMBÉM, ENAO FAÇA COMO EXPLIQUEI E TUDO VAI SE RESOLVER! VENHO DAR MEU DEPOIMENTO EM FORMA DE AGRADECIMENTO, POIS NÃO TINHA MAIS OUTRO MEIO DE SALVAR MEUS ANIMAIS! JESUS ABENÇOE A TODO!

    ResponderExcluir
  123. OLÁ SOL, GOSTEI MUITO DO SEU BLOG, É DE GRANDE AJUDA PARA MUITAS PESSOAS.ESTOU COM UMA DÚVIDA,POIS TENHO 8 GATOS MAS SEMPRE COM PENA DOS QUE ENCONTRAM NA RUA, ACABO SEMPRE LEVANDO PARA CASA. MAS DESTA VEZ UMA PESSOA PEDIU PARA EU FICAR COM UMA GATINHA QUE APARENTEMENTE DEVE TER UNS 3 MESES MUITO MAGRINHA, UMAS 200 GRS DE PESO, COM MUITA COCEIRA E FERIDA NAS DUAS ORELHAS COÇANDO ATÉ SANGRAR, TAMBÉM COM UMA FERIDA NA PATA TRASEIRA. POR DEDUÇÃO DOS SINTOMAS ACREDITO SER SARNA, MAS ESTOU COM MEDO DE PSSAR PROS OUTROS GATOS SADIOS QUE NEM DEIXO SAIR DE DENTRO DE CASA, ESTOU ,MANTENDO ELA PRESA NO BANHEIRO, E USANDO SABONETE TIURAM PARA SARNA, VI UM POUCO DE MELHORA MAS NÃO MUITA, GOSTARIA DE SABER QUAL A PROPORÇÃO DE IVOMEC PARA A IDADE E PESO DELA SEM SEM RISCOS,POIS GOSTARIA DE ACELERAR A CICATRIZAÇÃO DAS ORELHAS POIS JÁ ESTÁ NO SANGUE.

    ResponderExcluir
  124. OLÁ PESSOAL, GOSTARIA DE DEIXAR AQUI UMA PESQUISA QUE FIZ DE DOSAGEM DO IVOMEC QUE FOSSE MAIS SEGURA, E ENCONTREI A INFORMAÇÃO SEGUINTE: 1 ML SERIA PARA 50 KG DE PESO DE GADO, NESSE CASO 1 ML DIVIDIDO POR 5, SERIA 0,2 ML PARA CADA 10 KG DE PESO, EM GERAL UM GATO NÃO CHEGA A ESTE PESO, PRINCIPALMENTE QUANDO ESTÃO DOENTES E DEBILITADOS, DIVIDINDO 0,2 ML POR 10, DARIA 0,02 ML POR CADA 1 K DE PESO. SUGIRO NA MINHA OPINIÃO CALCULANDO PESO E RISCO DO MEDICAMENTO QUE SERIA PARA GADO E NÃO PARA GATOS, QUE A DOSAGEM COM MENOS RISCO SERIA 0,05 ML, ASSIM COMO DIVULGOU TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLEGAS DESTA PÁGINA QUE USA ESTA MESMA DOSAGEM QUE EU CONCORDO PLENAMENTE COM ELE. ESSE MEDICAMENTO ELE PODERÁ MATAR SEU GATO APLICANDO 0,2 ML DEPENDENDO DA IDADE E DEBILIDADE DELE. SUGIRO MAIS SEGURO 0,05 ML PARA GATOS ADULTOS E 0,02 ML PARA FILHOTES DILUÍDO A SEGUIR COM A MESMA DOSAGEM DE SORO FISIOLÓGICO, ATÉ MESMO PARA CONSEGUIR AUMENTAR UM POUQUINHO O LÍQUIDO NA SERINGA. EU AMO GATOS E QUALQUER ANIMAL. DESEJO BOA SORTE A TODOS QUE ESTÃO A PROCURA DE UMA SOLUÇÃO PARA A CURA DE SEUS ANIMAIS.

    ResponderExcluir
  125. OLÁ PESSOAL, A SERINGA DE INSULINA DE 1 ML É MAIS FÁCIL E MAIS CERTA A CONTAGEM. BOA SORTE

    ResponderExcluir
  126. Meu gatinho de 3 meses apareceu sarnas nele,as orelhas estavam vermelhas, o pelo caindo,consultei o veterinário e ele receitou dar banho nele 1 dia por semana com o sabonete de enxofre, também eu uso o sabonete ibatep para cães e gatos e estou vendo uma melhora considerável no meu gatinho

    ResponderExcluir

Clique para alimentar os peixinhos